Unoesc lança curso de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social
Integrar diversos cursos de graduação e criar projetos para a instalação de novos empreendimentos sociais, são os objetivos do Curso “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social”, que foi lançado no sábado, 18, na Unoesc em Joaçaba, durante o primeiro encontro do programa. Participaram alunos, professores, coordenadores de curso e Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e […]
Publicado em 28/11/2017
Por Unoesc
Integrar diversos cursos de graduação e criar projetos para a instalação de novos empreendimentos sociais, são os objetivos do Curso “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social”, que foi lançado no sábado, 18, na Unoesc em Joaçaba, durante o primeiro encontro do programa. Participaram alunos, professores, coordenadores de curso e Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba e convidados da comunidade.
Na oportunidade, os participantes receberam instruções do curso, conheceram o projeto Verde Vida (Chapecó), liderado pelo professor Odair Balen e palestra com o empreendedor social Márcio Jappe, sobre as características do empreendedorismo social. Também foram agraciados com uma apresentação cultural do grupo Estúdio de Dança Teatro Alfredo Sigwalt, de Joaçaba.
A iniciativa que é pioneira na Instituição, é uma parceira da Unoesc e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pela Universidade está sendo coordenado pelas professoras Ivonez Xavier de Almeida e Luciana Nunes.
— O programa visa estimular os alunos a buscar alternativas para resolver problemas sociais, por meio de projetos empreendedores, que impactem uma ou várias comunidades. A ideia é que os projetos sejam sustentáveis economicamente — destacou a professora Ivonez Xavier de Almeida.
Ao todo serão 20 encontros com duração de oito horas cada um. Participam do curso, mais de 20 acadêmicos de diversos cursos e nove professores da Unoesc, que estarão auxiliando nos trabalhos.
Durante o curso, serão realizadas cinco visitas a comunidades com o objetivo de diagnosticar as necessidades daquele local, servindo de base para elaboração da ideia empreendedora.
— As comunidades foco dos projetos empreendedores tem como características comuns: situações vulnerabilidade social, baixa renda e baixo nível instrucional, mas com conhecimento e habilidades práticas para participar ativamente. Por isso, os alunos precisarão estar atentos as capacidades dos moradores objetivando aproveitar isso na organização do projeto — explicou a professora Luciana Aparecida Nunes.
Durante o projeto, empreendedores sociais, investidores e representantes de instituições serão convidados para participar de discussões, com intuito de ampliar a percepção quanto às necessidades sociais e possíveis soluções.
O Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba , professor Júlio César Ribeiro Lyra, enfatiza:
— O curso está alinhado com a missão da Unoesc, que é formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional — afirmou.